A Matemática
A MATEMÁTICA
Matemática é a área do conhecimento que envolve o estudo da
aritmética, álgebra, geometria, trigonometria, estatística e cálculo, em busca da sistematização de quantidades,
medidas, espaços, estruturas e variações. A palavra matemática é originada
do grego μ?θημα (mathema), que, em tradução
livre, significa “aquilo que pode ser aprendido”.
Trata-se de um ramo do
conhecimento extremamente útil para a resolução de problemas, sejam eles cotidianos, sejam de caráter técnico-científico.
A prática matemática consiste na busca por padrões, que são usados para formular hipóteses ou conjecturas. Para isso, a
matemática baseia-se em postulados, também
conhecidos como axiomas, que nada mais são
do que afirmações tomadas como um fato.
Áreas da matemática
Atualmente,
e para fins didáticos, a Matemática básica, integrante curricular da educação
básica, costuma ser dividida nas seguintes áreas:
·
Aritmética: é a área que estuda os
números, bem como as operações existentes entre eles. Trata-se do ramo mais
antigo da matemática.
·
Álgebra: estuda a manipulação
de incógnitas, inseridas em equações e em outras formas algébricas.
·
Trigonometria: estuda as funções trigonométricas e investiga as
relações entre as medidas angulares de triângulos.
·
Geometria: é o estudo das dimensões
espaciais de figuras geométricas, tais como área e volume.
Como a Matemática é vista pelos alunos?
A matemática sempre foi
vista pelos alunos como a matéria do medo, aquela matéria difícil que a grande
maioria tem dificuldade em aprende – lá. Pela sua fama, os alunos já criam um
bloqueio em suas mentes antes mesmo de conhece – lá, antes mesmo de querer
estudar a Matemática, isso é um dos fatores que acabam contribuindo muito para
a dificuldade da maior parte dos alunos.
Quem são os culpados? Uma
parcela para os professores e outra para os próprios alunos. Muitos professores
não adotam um método dinâmico para trazer os alunos para a Matemática, eles
ficam focados no método antigo e não evoluem e é onde são feitas as críticas
aos alunos, que gera a famosa frase “na
minha época não era assim”, ok! Realmente na época de vocês não era assim e não
vai voltar a ser como era antes, porque a partir do momento de vocês docentes não
se atualizarem com o tempo, a Matemática vai continuar sendo taxada como a PIOR
MATÉRIA do currículo escolar, que na verdade junto com a Língua Portuguesa é a
mais importante.
Por isso, que é essencial
adotar novas metodologias para ensinar a Matemática, existe outras formas de
ensinar que não seja sala de aula, livros e lousa.
E é isso que eu, futuro
Professor de Matemática quero levar para meus alunos, que a Matemática não seja
mais vista como uma barreira, um medo para meus alunos, e sim um objetivo a ser
cumprido, eu posso, eu quero e eu vou aprender a Matemática e que ela seja tão
adorada pelos alunos assim como é a Educação Física e a Arte.
Separei algumas frases de alguns
depoimentos de alunos sobre a Matemática, que me doeu como futuro docente:
“[...] é um pouco complicada,
principalmente para quem não gosta muito” “penso que não levo jeito para isso
(a matemática)”, “Eu acho a matemática muito chato.”, “[...] não sou uma pessoa
chegada nisso [...] a causa de não entendemos muito, é falha nossa”, ou ainda,
“[...] só não consigo aprende, mas por falta de inteligência.”
ATUAIS E FUTUROS DOCENTES, PREPARADOS
PARA MUDAREM ESSA REALIDADE?
Comentários
Postar um comentário