A Matemática


A  MATEMÁTICA


Matemática é a área do conhecimento que envolve o estudo da aritmética, álgebrageometriatrigonometriaestatística e cálculo, em busca da sistematização de quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. A palavra matemática é originada do grego μ?θημα (mathema), que, em tradução livre, significa “aquilo que pode ser aprendido”.

Trata-se de um ramo do conhecimento extremamente útil para a resolução de problemas, sejam eles cotidianos, sejam de caráter técnico-científico. A prática matemática consiste na busca por padrões, que são usados para formular hipóteses ou conjecturas. Para isso, a matemática baseia-se em postulados, também conhecidos como axiomas, que nada mais são do que afirmações tomadas como um fato.

Áreas da matemática

Atualmente, e para fins didáticos, a Matemática básica, integrante curricular da educação básica, costuma ser dividida nas seguintes áreas:
·         Aritmética: é a área que estuda os números, bem como as operações existentes entre eles. Trata-se do ramo mais antigo da matemática.
·         Álgebra: estuda a manipulação de incógnitas, inseridas em equações e em outras formas algébricas.
·         Trigonometria: estuda as funções trigonométricas e investiga as relações entre as medidas angulares de triângulos.
·         Geometria: é o estudo das dimensões espaciais de figuras geométricas, tais como área e volume.


Como a Matemática é vista pelos alunos?

A matemática sempre foi vista pelos alunos como a matéria do medo, aquela matéria difícil que a grande maioria tem dificuldade em aprende – lá. Pela sua fama, os alunos já criam um bloqueio em suas mentes antes mesmo de conhece – lá, antes mesmo de querer estudar a Matemática, isso é um dos fatores que acabam contribuindo muito para a dificuldade da maior parte dos alunos.
Quem são os culpados? Uma parcela para os professores e outra para os próprios alunos. Muitos professores não adotam um método dinâmico para trazer os alunos para a Matemática, eles ficam focados no método antigo e não evoluem e é onde são feitas as críticas aos alunos, que gera a famosa frase  “na minha época não era assim”, ok! Realmente na época de vocês não era assim e não vai voltar a ser como era antes, porque a partir do momento de vocês docentes não se atualizarem com o tempo, a Matemática vai continuar sendo taxada como a PIOR MATÉRIA do currículo escolar, que na verdade junto com a Língua Portuguesa é a mais importante.
Por isso, que é essencial adotar novas metodologias para ensinar a Matemática, existe outras formas de ensinar que não seja sala de aula, livros e lousa.
E é isso que eu, futuro Professor de Matemática quero levar para meus alunos, que a Matemática não seja mais vista como uma barreira, um medo para meus alunos, e sim um objetivo a ser cumprido, eu posso, eu quero e eu vou aprender a Matemática e que ela seja tão adorada pelos alunos assim como é a Educação Física e a Arte.

Separei algumas frases de alguns depoimentos de alunos sobre a Matemática, que me doeu como futuro docente:

“[...] é um pouco complicada, principalmente para quem não gosta muito” “penso que não levo jeito para isso (a matemática)”, “Eu acho a matemática muito chato.”, “[...] não sou uma pessoa chegada nisso [...] a causa de não entendemos muito, é falha nossa”, ou ainda, “[...] só não consigo aprende, mas por falta de inteligência.”

ATUAIS E FUTUROS DOCENTES, PREPARADOS PARA MUDAREM ESSA REALIDADE?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GEOMETRIA ESPACIAL - POLIEDROS E NÃO-POLIEDROS

NÚMEROS RACIONAIS

SISTEMA DE OPERAÇÃO NA ANTIGUIDADE