JOGOS MATEMÁTICOS - A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA.
Boa noite
pessoal, na aula de hoje vamos ver a
importância dos Jogos na Matemática, que além de tirar um pouco os alunos da
rotina de lousa, giz e caderno, é uma método dinâmico para se aprender a
Matemática, sem fugir do conteúdo que ainda desenvolve o raciocínio dos alunos,
trabalhando também o trabalho em grupo, que eles aprendam a ter uma união entre
eles.
Os Jogos são
muito importante no ensino da Matemática, porque é um ferramenta que é aplicada
para trazer o aluno para a Matemática, acabando com aquela barreira de “a pior
aula vai começar.”
Preparados
para mais um conteúdo? Então bora (...)
A
IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
A discussão sobre a importância dos jogos no ensino da
Matemática vem se concretizando, pois as crianças possuem uma grande capacidade
de raciocinar e colocar em prática sua capacidade de resolver
situações-problemas, caracterizando objetos e buscando uma linha de resolução
baseada em elucidações próprias. A proposta de um jogo em sala de aula é muito
importante para o desenvolvimento social, pois existem alunos que se “fecham”,
tem vergonha de perguntar sobre determinados conteúdos, de expressar dúvidas, a
Matemática se torna um problema para eles.
A aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma
oportunidade de socializar os alunos, busca a cooperação mútua, participação da
equipe na busca incessante de elucidar o problema proposto pelo professor. Mas para
que isso aconteça, o educador precisa de um planejamento organizado e um jogo
que incite o aluno a buscar o resultado, ele precisa ser interessante,
desafiador.
A ideia principal é não deixar o estudante participar da atividade de qualquer jeito, devemos traçar objetivos a serem cumpridos, metas a alcançar, regras gerais que deverão ser cumpridas. O aluno não pode encarar o jogo como uma parte da aula em que não irá fazer uma atividade escrita ou não precisará prestar atenção no professor, promovendo assim uma conduta de indisciplina e desordem, mas precisa ser conscientizado de que aquele momento é importante para sua formação, pois ele usará de seus conhecimentos e suas experiências para participar, argumentar, propor soluções na busca de chegar aos resultados esperados pelo orientador, porque o jogo pode não ter uma resposta única, mas várias, devemos respeitar as inúmeras respostas, desde que não fujam do propósito.
A ideia principal é não deixar o estudante participar da atividade de qualquer jeito, devemos traçar objetivos a serem cumpridos, metas a alcançar, regras gerais que deverão ser cumpridas. O aluno não pode encarar o jogo como uma parte da aula em que não irá fazer uma atividade escrita ou não precisará prestar atenção no professor, promovendo assim uma conduta de indisciplina e desordem, mas precisa ser conscientizado de que aquele momento é importante para sua formação, pois ele usará de seus conhecimentos e suas experiências para participar, argumentar, propor soluções na busca de chegar aos resultados esperados pelo orientador, porque o jogo pode não ter uma resposta única, mas várias, devemos respeitar as inúmeras respostas, desde que não fujam do propósito.
Depois desse apanhado sobre a importância, vamos ver
alguns jogos bem interessantes que podem ser aplicados em sala de aula.
JOGOS DE MATEMÁTICA
1- BATALHA
NAVAL
O professor e até mesmo os pais que queiram
tornar o aprendizado da tabuada mais agradável para os seus alunos e filhos, pode estar
utilizando uma estratégia pedagógica chamada jogo. Existem vários jogos que
podem ser aplicados no aprendizado da Matemática. Um deles é a Batalha Naval, que é um jogo muito conhecido entre as crianças e que pode
ser relacionado com a matéria.
Como se joga?
Material utilizado:
Dois conjuntos de fichas com resultados da tabuada de 8, 9 e 10.
Obs.: Pode ser feito com qualquer tabuada.
REGRAS
DO JOGO:
• Recorte as fichas com os valores das tabuadas de 8, 9 e 10.
• Um jogador fica com as fichas que tiverem o fundo vermelho e outro com a que tiver o fundo branco.
• Antes de iniciar o jogo deve-se estabelecer o total de fichas que será usado (10, 20 ou 30 fichas para cada jogador participante).
• Em seguida, os jogadores distribuem as fichas em suas cartelas da maneira que achar conveniente e de modo que um não veja a distribuição do outro (os competidores devem sentar-se frente a frente a uma distância razoável).
• O primeiro jogador, determinado por sorteio, dá um tiro, ou seja, escolhe um número de 1 a 7 e uma letra de A a J, por exemplo F3.
• O segundo jogador deve, então, verificar se em sua cartela, no local de união entre a letra F e o número 3, há uma ficha. Se houver, ele diz qual é o número para que o jogador que deu o tiro efetue a multiplicação correspondente. Por exemplo: se em F3 houver uma ficha com o número 80, ele deve dizer 8 x 10 ou 10 x 8.
• Se acertar a multiplicação, o primeiro jogador pega para si a ficha do adversário, deixando-a ao seu lado. Se errar, o adversário fica com a ficha.
• O segundo jogador procede da mesma maneira.
• Vence quem obter o maior número de fichas.
• Recorte as fichas com os valores das tabuadas de 8, 9 e 10.
• Um jogador fica com as fichas que tiverem o fundo vermelho e outro com a que tiver o fundo branco.
• Antes de iniciar o jogo deve-se estabelecer o total de fichas que será usado (10, 20 ou 30 fichas para cada jogador participante).
• Em seguida, os jogadores distribuem as fichas em suas cartelas da maneira que achar conveniente e de modo que um não veja a distribuição do outro (os competidores devem sentar-se frente a frente a uma distância razoável).
• O primeiro jogador, determinado por sorteio, dá um tiro, ou seja, escolhe um número de 1 a 7 e uma letra de A a J, por exemplo F3.
• O segundo jogador deve, então, verificar se em sua cartela, no local de união entre a letra F e o número 3, há uma ficha. Se houver, ele diz qual é o número para que o jogador que deu o tiro efetue a multiplicação correspondente. Por exemplo: se em F3 houver uma ficha com o número 80, ele deve dizer 8 x 10 ou 10 x 8.
• Se acertar a multiplicação, o primeiro jogador pega para si a ficha do adversário, deixando-a ao seu lado. Se errar, o adversário fica com a ficha.
• O segundo jogador procede da mesma maneira.
• Vence quem obter o maior número de fichas.
OBSERVAÇÕES
IMPORTANTES:
→ Cada jogador tem direito a apenas um tiro.
→ Quando o jogador der um tiro e não houver fichas no local escolhido, o adversário diz água e prossegue o jogo dando o seu tiro.
→ A letra e o número correspondente ao tiro na água devem ser anotados numa folha à parte, para que o jogador não dê esse tiro novamente.
→ Cada jogador tem direito a apenas um tiro.
→ Quando o jogador der um tiro e não houver fichas no local escolhido, o adversário diz água e prossegue o jogo dando o seu tiro.
→ A letra e o número correspondente ao tiro na água devem ser anotados numa folha à parte, para que o jogador não dê esse tiro novamente.
2- BINGO
MATEMÁTICO
Bingo é um jogo
muito conhecido praticamente por todas as crianças e muito divertido.
Aproveitando essa diversão, podemos torná-la educativa, transformando o bingo
tradicional em um bingo matemático, veja como:
Material:
• Como no bingo tradicional é preciso de cartelas. As
cartelas no bingo matemático são as operações de multiplicação, podendo ser
substituídas por qualquer outra operação ou perguntas relacionadas a algum
conteúdo matemático como situação problema.
• É preciso ter fichas que contem a resposta de cada multiplicação feita
nas cartelas.
Número de participantes: 2 ou 3, sendo que tem que ter
uma pessoa pra sortear as fichas (respostas).
Regas do jogo:
As regras são parecidas com a do Bingo tradicional.
• Construa a tabela e as fichas.
• Cada participante escolhe uma tabela. Em seguida as fichas a pessoa que tiver responsável em retirar as fichas vão retirando uma a uma. A cada ficha, os jogadores devem procurar em sua tabela a multiplicação ou pergunta correspondente ao resultado sorteado e colocar um feijão sobre ela ou algo que possa estar marcando. Por exemplo: se a ficha sorteada for 24 a multiplicação que corresponder a esse resultado é 3x8 ou 4x6.
• Quem conseguir preencher toda a cartela primeiro grita “BINGO”, ganhando o jogo.
A estrutura do jogo Bingo pode ser aplicada com qualquer conteúdo. E uma maneira simples, prática, mas divertida de ter um instrumento de ajuda na aplicação de alguns conteúdos. Os pais podem estar utilizando esse tipo de brincadeira para estudar tabuada com o seu filho é um método menos desgastante para criança.
Regas do jogo:
As regras são parecidas com a do Bingo tradicional.
• Construa a tabela e as fichas.
• Cada participante escolhe uma tabela. Em seguida as fichas a pessoa que tiver responsável em retirar as fichas vão retirando uma a uma. A cada ficha, os jogadores devem procurar em sua tabela a multiplicação ou pergunta correspondente ao resultado sorteado e colocar um feijão sobre ela ou algo que possa estar marcando. Por exemplo: se a ficha sorteada for 24 a multiplicação que corresponder a esse resultado é 3x8 ou 4x6.
• Quem conseguir preencher toda a cartela primeiro grita “BINGO”, ganhando o jogo.
A estrutura do jogo Bingo pode ser aplicada com qualquer conteúdo. E uma maneira simples, prática, mas divertida de ter um instrumento de ajuda na aplicação de alguns conteúdos. Os pais podem estar utilizando esse tipo de brincadeira para estudar tabuada com o seu filho é um método menos desgastante para criança.
3- SUDOKU
O sudoku é considerado um quebra-cabeça que utiliza em
sua resolução princípios básicos envolvendo a lógica. A utilização de números
distribuídos na tábua traduz uma intensa ligação com a matemática lógica e
estratégica, pois na resolução temos que pensar em possíveis jogadas futuras.
Ele consiste em uma malha de 81 quadrados divididos em 9 seções de ordem 3 x 3.
Os números de 1 a 9 devem ser distribuídos de forma
aleatória em cada uma das seções, sem que haja repetições. Ao final do
preenchimento de todos os quadrados, não deve ocorrer a presença de números
iguais na horizontal e na vertical, como também a repetição de números em cada
seção - 3 x 3. Observe:
Certo
Observe que não ocorre a repetição de números no
quadrado representado.
Errado
Veja
a repetição do número 5 no quadrado.
Certo
Verifique que não há
repetição de números na horizontal e na vertical.
Errado
Observe a repetição
do número 9 na horizontal e do número 8 na vertical.
A inicialização do
sudoku é realizada através de uma grade com alguns números pré-fixados, no
intuito de aprimorar as jogadas. Os jogos com nível de dificuldade elevado
apresentam poucos números pré−fixados. Dessa forma, o preenchimento dos espaços
de forma correta torna-se mais complexo.
O objetivo é
preencher todas as linhas e colunas sem nenhum tipo de repetição tanto na
vertical, quanto na horizontal.
Esses são alguns dos
inúmeros Jogos Matemáticos existentes.
E SE NÃO TIVER JOGOS DISPONÍVEIS NAS ESCOLAS?
Isso é o de menos, há
várias maneiras de se criar Jogos, algumas delas são os jogos que são criados
com matérias recicláveis e são reaproveitados e fica tudo muito bacana, veja
algumas imagens de Jogos criados através desses materiais:
ROLETA MATEMÁTICA

JOGO DAS 4 OPERAÇÕES

JOGO DA GEOMETRIA

Esses são alguns dos exemplos de Jogos que são feitos por materiais recicláveis que podem ser elaborados até mesmo pelos nossos alunos, como uma forma de trabalho BIMESTRAL, para que depois eles possam se divertir com seus próprios Jogos e é claro, aprender a Matemática de um jeito bem dinâmico!
Ótimos estudos pessoal e um excelente Jogos com seus alunos e filhos.
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